Sindicalistas belgas falam sobre Fundo Social para lideranças sindicais da UGT-AM

A União Geral dos Trabalhadores do Amazonas (UGT-AM) recebeu nesta segunda-feira (3/6) uma comitiva da Central Sindical Cristã (CSC) da Bélgica. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários do Amazonas (Seeb-AM), no Centro de Manaus. Participaram do evento lideranças sindicais ugetistas e representantes de sindicatos filiados à UGT-AM no Estado.

Os integrantes da comitiva CSC Belga aproveitaram a visita a Manaus para falar sobre o Fundo Social dos Trabalhadores belgas, que ajuda na resolução de casos variados de operários belgas como, por exemplo, seguro desemprego, auxílio doença, férias e abono anual.

De acordo com o presidente da UGT-AM, Antonio Mardonio, o tema foi de grande importância para os participantes, que agora podem refletir e têm a tarefa de debater em seus sindicatos a possibilidade de implantação de um fundo com as mesmas características no Brasil.

“É importante dizer que aqui no Brasil a realidade é muito diferente da situação belga. Hoje temos dificuldades de custeio sindical em função da reforma trabalhista e pela atitude do governo Bolsonaro em relação ao movimento sindical”, explicou Mardonio.

O líder sindical afirmou que a proposta de implantação de um fundo nos moldes do fundo belga não é para hoje. “Essa é uma proposta para longo prazo, uma vez que precisamos debater com todas as categorias e esgotar o tema para pô-lo em prática”, completou.

A comitiva belga esteve composta pelos seguintes membros: Serge Alphonse, secretário geral do Fundo Social Belga; Philippe Jacques, secretário geral do setor de Alimentação e Serviços da CSC Belga; Mathieu Corneel, secretário nacional da CSC; e Annik Ruyver, do departamento internacional da CSC.

Também estiveram presentes os representantes da UGT Nacional Roberto Nolasco, membro do Instituto de Altos Estudos, e Debora Bacani, assessora.

Assessoria de Imprensa UGT-AM

Entre em Contato

Fale Conosco

Fale com o Presidente

UGT Amazonas
Endereço: Av. Tarumã, 779 - Centro, Manaus - AM, 69025-040
Telefone:(92) 3084-4029